quinta-feira, 19 de maio de 2011

Valei-me, Dona Benta!!!!!


Cozinhar para algumas mulheres é como comandar uma orquestra, ou simplesmente respirar. Basta estar na cozinha que tudo já ganha vida e movimento...entenda-se, não falo da carne ganhar vida (cruzes), mas falo das coisas, dos cheiros, das misturas, tudo caminha num compasso de uma música clássica.
Outras...essas que pertencem ao meu time e fariam qualquer mãe se esconder dentro do forno de vergonha, são um verdadeiro vexame...um Bulls on parade...esqueça os violinos! Mas o caso é que eu sou mãe e mães geralmente sabem o que fazer na cozinha. Ponto e uma baita vírgula, deveriam. Eu sempre dei uma enganada básica na galera e às vezes quando vejo que estão sofrendo muito proponho um almoço no shopping. Acho que no fundo eles são tipo equipe da SWAT...um especialista em bombas, outros em escaladas, outro em piadas e eu...bom a mãe, é a empresária, vá lá.
O fato é que não tenho preguiça, acho que eles merecem algo bacana pra comer e melhor ainda se não tiver nem queimado, nem vencido. Comprei o livro de receitas da Dona Benta, a bíblia da mulher moderna e das amigas também. Gente tem de tudo lá...não venci ler as 700 páginas, tô na Gênese ainda! O fato é que dá pra entender como gente que não manja nada de cozinha como eu, pode se dar bem uma vez na vida, arrasando no cardápio ou só dando uma variada. Exagero meu, heim. Faço salpicão, strogonnof, arroz, picadinho, madalena e mais umas 3 coisinhas...na verdade o que sei fazer não passa da semana...aí repito, tento inventar. Tento.
Mas com o livro da Dona Benta tudo vai mudar nessa minha vida de pilota aprendiz de fogão (alias acho que não dirijo bem o fogão porque também não sei dirigir carro...tem a ver?). Bom, o fato é que ele, o livro, ficou ali no cantinho alguns dias, pra fazer reconhecimento da casa, porque se falasse ia logo de cara me perguntar por que mesmo eu não tenho baixelas duralex? E eu ia fazer minha melhor cara de pastel.
Enfim, hoje tinha peixe na geladeira. Meu marido comprou porque ele também acredita no meu potencial ...ou não tem absolutamente noção de quem sou eu. Lá pelas 11 horas estava eu imaginando o que fazer para o almoço quando lembrei do peixe descongelado, fresco. Olhei pro pacote e pensei: “Que lindo, macio...e se faço um serviço e detono o peixe?”. Foi nesse momento que me dei conta que Dona Benta em pessoa me olhava com as mãos na cintura logo atrás de mim. Gelei.
Peguei o pacote coloquei na pia e abri o livro que leva o nome dela. Página dos peixes...preparo...vamos nós. Ela só deu uma suspirada como quem diz: Vc consegue!
Pois bem, se ela que é ela disse, o que posso fazer é tentar (psicose pura). Separei os ingredientes e mãos à obra. Tudo certo até chegar a hora de fritar os pedacinhos empanados...o óleo olhou pra mim e senti um respinguinho no braço. Coloquei meu moleton e estiquei as mangas, quando coloquei o primeiro pedaço foi quase uma música. Esperei, tirei, sequei e experimentei. A Isa experimentou junto e nós duas nos abraçamos: “Que delícia!” e acho que ouvi um... “Graças a Deus, finalmente!”. Mas ela jamais feriria meus sentimentos.
E tudo caminhava bem até mais gente chegar e me pegar lutando com a espátula e a panela com óleo quente.
- Nossa, o que tá acontecendo?
- Tô aqui fazendo o peixe, olha que beleza
- Ué, achei que ia fazer no forno
- Como assim no forno? Eu sou por acaso mulher de forno?
- OI? Deixa que eu termino isso pra você.

Valeu, Benta!!!!
O próximo será no forno, certeza.

3 comentários:

victoria disse...

Não seja tão dura consigo mesma. Cozinhar é uma questão de boa vontade e amor, ah, sempre o amor!!!
Tá comprando a listinha que deixei pra vc ? Já era pra ter os apetrechos.
No mais é prática minha querida.Beijo grande.

Thaisa Praxedes de Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thaisa Praxedes de Oliveira disse...

Dani, eu amei a história (ainda mais que conheci a versão verbal, diversão num grau impagável!). Ainda vamos fazer o projeto do Stand up. Acho que vai dar super certo. Não tenho prática com esse mundo de blogueiros, mas, buscarei me antenar a este pequeno pedaço de seu Universo. Adorei! Beijos, beijos!