segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Fim de semana

Acordei eram 6h45 com o barulho do vento lá fora. Calcei os chinelos, coloquei o casaco e abri a janela da cozinha. Uma sinfonia me aguardava.
Enquanto todos dormiam, eu ouvia atenta o barulho surdo das folhas nas árvores. Parecia uma conversa, desses seres invisíveis que habitam as nossas casas e se misturam a folhas secas. Apoiei os pés num banquinho, me inclinei para fora, e fiquei respirando aquele ar cheio de palavras.
E senti que minha presença foi notada quando um tufo de vento fresco bateu no meu rosto bagunçando ainda mais o cabelo despenteado. Dei risada baixinho, por dentro.
Estiquei uma das mãos para fora, ouvi mais um pouco do vento, enquanto uma figueira conversava quase em voz alta. Até os passarinhos estavam mudos.
O feitiço do novo dia estava pronto para começar.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A Gina me assusta


Sempre tive problemas com o cotidiano. Acho que meia humanidade deve ter, mas comigo, o que me aflige realmente são as pequenas coisas, aquelas que ficam escondidas debaixo do tapete, aquela que está nas paredes úmidas quando chove demais, mas principalmente naquilo que está a tanto tempo que ninguém mais nota. Quer um exemplo? Gente que palita os dentes depois do almoço em público. O mundo está cheio dessas pessoas e ninguém se dá conta de que palitar os dentes em público é, além de feio e nojento, algo que fere com a sutileza de uma paulada, a mínima etiqueta à mesa. Não é frescura gente, é ruim de olhar de saber...você já usou aparelho nos dentes? Quem usou sabe que o chato de tudo é dar risada depois de ter comido. Mas até quem usa, cria um hábito perfeito que é, após as refeições, se levantar e ir ao banheiro. Lá sim, saca de uma bolsinha uma bela escova de dentes uma pasta pequena, pode ser qualquer uma, não interessa a marca. Mas escova lá dentro, lá dentro daquela salinha azulejada, onde as pessoas costumam fazer o que não fazem em público (ainda).
Sabendo disso, não é claro que mãe ensine pro filho, e pros amiguinhos que escovar os dentes é perfeito? E que palitos de madeira além de contribuir para o desmatamento, são absolutamente prejudiciais ao esmalte dos dentes. Pergunta pro seu dentista.
E mais..porque quem palita os dentes com uma das mãos, fica com a outra cobrindo? Pra que? Pra que cobrir se todo mundo sabe que vc ta palitando os dentes?
Hoje mesmo eu vi. Quatro moças numa mesa terminando de almoçar. Tudo estava em ordem se não fossem os palitos que com a agilidade de um espadachin mudavam de um canto a outro da boca. Quem olhava de longe via que as moças tinham um certo jeito comportado, todas de salto alto, terninhos, cabelos lisos e palito na boca. Em seguida um casal logo ao lado quase fazia uma disputa para ver quem tirava o maior naco da boca entre risadinhas e mastigares. À frente, de pé, um homem novo, perto dos quarenta enfrentava a fila , bem vestido, cabelo penteado para o lado e..palito pro outro. O almoço na verdade parecia uma conferência de Palitadores de Dentes. Naquele momento, o mundo palitava os dentes.
Fiquei pensando em levantar e colocar a minha escova de dentes em público...só pra ver no que ia dar. Mas fiquei ali pensando, se faço, me entrego. E afinal é a diferença que nos separa dos macacos, ah sim tem o dedo opositor também. Mas cá entre nós, palitar os dentes não fere ninguém (exceto a gengiva), mas bem que poderia ser proibido, ao lado da plaquinha de proibido fumar estaria: proibido palitar em público. Perfeito! Enquanto a idéia não vem ...eu continuo odiando a Gina.